"A minha escrita permeia sentidos românticos,

restaura a solitude e acolhe a beleza da vida

para ser-te Poesia."

Marli Franco


Conversas no Haikai * Entrevista no Blog Poetas de Marte





Queridos Amigos e Leitores


Conversas no Haikai *



Entrevista no Blog Poetas de Marte

Cristiano Marcell escritor, colunista haijin presenteou-me com um convite para uma entrevista no blog Poetas de Marte onde ele tem uma coluna semanal - Haicais de Domingo.

Na entrevista falo do meu eu poético e sobre o meu caminho nos haicais.

Convido os visitantes e amigos seguidores para uma visita no espaço de Cristiano Marcell junto a ao fantástico blog Poetas de Marte!

Cristiano Marcell







Haicais de Domingo





Francos Haicai

Entrevista com Marli Franco



“A poesia vive tal qual uma luz dentro do meu íntimo.” É assim que a poetisa Marli Franco define sua relação com as palavras e seus inúmeros valores dentro do poema. Natural do estado de São Paulo, ela perfuma com versos o seu espaço Marli Franco em poesias e prosas ( http://marlifranco.blogspot.com/). Sempre ressaltando a essencialidade dos livros em nossa sociedade, pelos quais passou a se encantar quando ainda menina leu o romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Daí por diante, tornou-se um hábito rotineiro tal como o ar que respirava.



A lua espreguiça

Sob olhar da sentinela

babados de verão.

(Marli Franco)



Conhecedora da obra de muitos autores de nossa vasta e rica literatura, hoje está focada na filosofia, o que tornou muito instigante em sua vida, tornando um hobby, que é igualmente partilhado com a ioga e o violoncelo.



As vastas falas

Palavras mais palavras

Rios sem águas

(Marli Franco)



Altamente competente na feitura de sonetos é também haicaísta exemplar, sempre com ótimas ilustrações que acompanham seus poemetos.



No canto d’alma

As tuas mãos líricas drenam

Até a veste talar

(Marli Franco)



Ela nos contou um pouco dessa semente da escrita oriental que a cada dia torna-se mais cultivada aqui no solo brasileiro.

Haicais de Domingo: A sua formação relaciona-se intrinsecamente com o fato de você ser uma apaixonada pela escrita?

Marli: Na atualidade acredito que qualquer formação esteja de alguma forma conectada com a poética. A poesia é como uma janela aberta para o sol, o refrigério da alma e a conexão perfeita com o universo. A minha formação foi direcionada para o lado existencial e real da vida. No entanto a poesia estava sempre iluminando o meu íntimo e fazia um registro mais amplo no meu trabalho, adicionava, agregava enriquecia o labor. Aprimorei o meu ser e contribui para dar o meu melhor para o social. A poesia é uma paixão pela magia da escrita que vem desde a minha adolescência e a estese é como nadar em um arco- íris e cair em uma planície de sensações de energias restauradoras, harmônicas.

Retomei a poesia na fase da maturidade no ano 2000 por causa de um poema de J.G. de Araújo Jorge intitulado Os versos que te dou(leia aqui). Neste momento da minha vida senti que voltava para abrir a porta do meu verdadeiro crescimento íntimo.



A palavra cai

face ao impasse da folha

renasce em haicai

(Marli Franco)



Haicais de Domingo: Como você descobriu a existência dessa forma oriental de compor poemetos como os haicais? O que a fascina nesse modo de escrever poesias?

Marli: Descobri a existência do haiku em um fórum internacional de poesia onde havia uma sala especifica desta arte. Na época eu andava nas asas do poetrix, mas assim que vi os haikus me apaixonei e comecei caminhar neste universo fantástico. Depois seguiu uma sequência de descobertas em livros, filmes orientais enfim pesquisas que de alguma forma traduziram a sabedoria e a perfeição expressa no vasto mundo desta arte milenar. Caminhar no haiku é estar frente a frente com a concisão. É uma busca contínua dos ideais de leveza, a absorção da natureza vegetal e animal e a imersão no universo. Enfim o fascínio desta arte dourada nos leva além da poética a uma atitude mental em plena harmonia com o cosmo.



Existem inteiros

e passos alternados

compasso calculado

(Marli Franco)



Deliciemo-nos da fragilidade da escrita da autora, lembrando Millôr que enfatiza que apesar da quase volatilidade, o haicai depende “da imagística mais do que qualquer outra poesia, uma implosão, não uma explicitação” ■



Cristiano Marcell é professor nas horas vagas e escreve nos blogs:
http://esquifedememorias.blogspot.com e http://haicaienaomachuca.blogspot.com.















Um comentário:

  1. Conferido.
    Parabéns pelas suas construções literárias.
    Curti seus puros haicais.
    Abraços e muitas boas inspirações!

    ResponderExcluir

Agradeço a visita!
A sua presença e comentário são um privilégio precioso.
Volte sempre é uma honra te receber em meu humilde espaço.
Um beijo de violetas.